Telos Empreendimentos Culturais

Fronteiras Educação

O Fronteiras Educação reverbera no meio educacional as ideias apresentadas nas conferências do ciclo de altos estudos Fronteiras do Pensamento. A fonte, portanto, são ganhadores do prêmio Nobel e dezenas de cientistas, artistas e intelectuais consagrados internacionalmente. Essas ideias situam-se entre os paradigmas, problemas e possibilidades da sociedade atual, e apontam com fecundidade para o futuro. O futuro, neste cenário, é um mundo melhorado pelo poder do conhecimento usado para a construção de um mundo em que todos tenham sua dignidade reconhecida. É este o sentido do Fronteiras Educação: armar a geração atual com os melhores recursos para compreender o mundo atual e construir, a partir dele, um mundo mais solidário e sustentável.


Desde 2010, a ação educacional do Fronteiras do Pensamento estabelece um diálogo com os jovens dos anos finais do ensino fundamental. O projeto realizado em Porto Alegre, Diálogos com a Geração Z, consiste em quatro grandes encontros, configurando-se em um importante espaço para se pensar temas relacionados à compreensão dos grandes problemas da contemporaneidade, com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo deste público.
Os temas são apresentados por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) especialistas nas temáticas abordadas. A mediação entre professores e alunos é feita pelo escritor Fabrício Carpinejar. Em todos os eventos são distribuídas publicações com os temas discutidos. Este projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e a UFRGS.


Para fazer download das publicações, clique aqui.